A  OXIDAÇÃO DA PRATA É NORMAL? 

A prata, quando em contato com o oxigênio, gera uma camada de óxido de prata (escurecimento). Desde talheres, utensílios decorativos, joias… sempre há o processo de escurecimento, mas isso não quer dizer que o produto/ joia é de má qualidade ou que a prata não é “pura”. É importante lembrar que este processo é natural!

Existem outros fatores que também podem influenciar na oxidação da prata, como: ácido úrico no organismo, enxofre (muito presente em nosso cotidiano), suor, ou seja, não há como evitar o processo de oxidação, mas há como ter cuidados para que as mesmas durem mais.


- CONHEÇA 5 CUIDADOS COM JOIAS DE PRATA QUE VOCÊ DEVE TER

1. Limpe sempre depois de usar

Não deixe para limpar sua joia apenas quando ela estiver mostrando sinais de escurecimento. O ideal é fazer a limpeza sempre que usar, visto que o contato com o próprio suor pode alterar o brilho da peça. Sei que na correria de nossa rotina, fica difícil fazer isso diariamente. Então tente ter esse cuidado sempre que possível!

Uma flanela macia é mais que suficiente. Não precisa adicionar nenhum produto, nem mesmo água. Basta ter delicadeza e retirar a sujeira que está acumulada.


2. Não utilize produtos de limpeza doméstica

Por falta de informação correta, algumas pessoas usam produtos de limpeza doméstica em suas joias de prata. Esse é um ERRO que pode danificar bastante a peça. Inclusive, quando estiver fazendo as tarefas domésticas, como lavar roupas, louças etc., retire suas joias de prata para que elas não tenham contato com os produtos químicos.


3. Evite o contato da prata com o mar

Vai à praia? Deixe sua prata em casa ou as retire antes de entrar no mar. Isso é necessário porque a água salgada pode oxidar as joias de prata mais rapidamente. Da mesma forma, evite banhos de piscina, pois o contato com o cloro também é prejudicial.


4. Guarde corretamente

Muita gente acredita que basta limpar e colocar em qualquer lugar. Esse erro é bastante comum e pode ser o causador das manchas e falta de brilho das suas joias de prata.

É fundamental guardá-las em um local apropriado e que não seja propício para a oxidação, como caixas de metal, gavetas e outros locais fechados e úmidos. Depois de limpar, guarde-as separadamente em saquinhos de papel ou em caixinhas próprias para o metal. Outra boa dica é embrulhar em papel toalha.


5. Use produtos apropriados para a limpeza da peça

A limpeza das joias de prata deve ser feita com produtos específicos para não correr o risco de danificá-las. Além da flanela macia, o limpa pratas líquido é o produto ideal para fazer a limpeza periódica do metal. Sem contar que ele é capaz de remover oxidações profundas, recuperando o brilho natural da joia.

Cuidado com os produtos a serem utilizados na limpeza de suas alianças, caso utilize algo não indicado, você pode manchar sua joia. Alianças trabalhadas são mais fáceis de sujar e merecem maior cuidado. É comum o acumulo de resíduos, como cremes e restos de sabonetes, em alianças com pedras, frisos ou com acabamento diamantado.

- ALIANÇAS COM PEDRAS

As pedras existentes nas alianças são cravadas nas alianças de namoro e não coladas, como muitos pensam. Impactos mais fortes podem abalar a estrutura da joia, causando a queda das pedrinhas. Por isso, caso você possua uma aliança com pedras, tome bastante cuidado e evite impactos!

A prata é um metal bastante sensível, mas nem por isso perde sua elegância. Com os cuidados que apresentamos, é possível conservá-la por muito tempo e manter seu brilho natural.

Dúvidas entre contato conosco que esclarecemos para você!